Waldorf: A pedagogia do passado, do presente e do futuro.

Tudo começa nos primeiros anos de vida quando através dos nossos pais recebemos a primeira educação. Com ela, aprendemos a interagir com o meio em que vivemos e essa educação irá contribuir com a formação dos nossos valores por toda a vida.


A educação tem como objetivo a interação social e cultural, oportunizando as mais diversas formas de expressão e a construção do conhecimento. Conhecimento este que é adquirido com base no progresso social, na busca pelo aperfeiçoamento e interação com a realidade e com os fatos vivenciados no dia-a-dia.


A pedagogia Waldorf é uma abordagem de educação alternativa desenvolvida pelo filosofo-educador Rudolf Steiner no início do século XX. A primeira escola implantada foi encomendada para a fábrica alemã Waldorf-Astoria para testar a abordagem antroposófica de Steiner na educação dos filhos dos operários. Hoje existem mais de mil escolas Steiner ou Waldorf pelo mundo e quase dois mil jardins de infância. O método é reconhecido pela comunidade pedagógica e apontada pela UNESCO como sendo a pedagogia mais capaz de responder aos desafios educacionais.

O objetivo primordial do método Waldorf é desenvolver indivíduos livres, moralmente responsáveis, íntegros e com um elevado grau de competência social.

Com as mudanças nas diretrizes educacionais do Brasil é de suma importância conhecermos outras metodologias de ensino, por isso convidamos o Professor Silvio Roberto Fernandes Soares, Doutor em Manejo de solos e água, e apaixonado pela Antroposofia para falar um pouco da Pedagogia Waldorf.

"A Unesco, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, uma das maiores e mais respeitadas instituições internacionais ligadas a educação coloca como meta para os próximos 15 anos que a educação para a sustentabilidade esteja na agenda de compromissos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos em 2015.

A permacultura, como ciência intrinsecamente interligada a sustentabilidade e que dentro dos seus campos de ação aborda uma vertente chamada de Educação e Cultura que traz em seu bojo uma educação holística, transdisciplinar que aborda: Educação em casa - pais como professores naturais das crianças dentro da economia da casa; Arte e Música participativa - requerer nosso lugar como atores e músicos em vez de espectadores. Ecologia social - filosofia focada no replanejamento da sociedade usando princípios da ecologia. E outras metodologias a exemplo da educação Montessoriana, Escola de Ponte e Pedagogia Waldorf. Todas com foco no desenvolvimento do ser humano de forma integral e livre.

Fazendo alusão aos aspectos do desenvolvimento do ser humano de forma holística e integral a pedagogia Waldorf vai além no quesito desenvolvimento do ser humano, quando a partir da compreensão das fases da vida, propõe um método que relaciona: formação dos órgãos humanos, a mente, alma e espírito, através de atividades lúdicas e práticas, sempre visando as diferentes formas de aprendizagem.

As escolas Waldorf presam por um ambiente o mais natural possível desde do Jardim de infância, pois entendem que para o crescimento saudável do ser humano é fundamental o contato com a vida e desenvolvimento das capacidades psicomotoras além das artísticos-culturais.


'Assim o ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corporais, artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos estudantes. O foco principal da Pedagogia Waldorf é o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas.'



Foi criada pelo Austríaco Rudolf Steiner em 1919 na Alemanha a pedido do dono da Fábrica de cigarro Waldorf, fonte do nome que a originou. Steiner criou o médoto a partir da visão da antroposofia (ciência espiritual que ele desenvolveu), a partir dos estudos sobre a quadrimenbração do corpo em físico, etérico, anímico e espiritual e da trimenbração: pensar, sentir e o querer."



Como diria Paulo Freire, se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.



Para saber mais:

Unesco: https://nacoesunidas.org/agencia/unesco/

Montessori: https://larmontessori.com/o-metodo/

Escola da Ponte: http://educacaointegral.org.br/

Pedagogia Waldorf: http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br/

Antroposofia: http://www.sab.org.br/portal/



Fonte: imagem 1: Escola Waldorf Joinville; Imagem 2: Reprodução da Internet; Imagem 3: Reprodução da internet


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Unipermacultura © 2017.

Design Eric DeBrito

Estação UniPermacultura

contato@unipermacultura.com.br

Alpestre - Rio Grande do Sul

Eco Vila Dom José