A UniPermacultura tem como objetivo promover a educação para a transição paradigmática e sistêmica que está em curso neste momento histórico. Onde o maior desafio global é abandonarmos o paradigma destrutivo do sistema capitalista para ingressarmos em um paradigma social da cultura da sustentabilidade e abundância.

 

No intuito de preparar as comunidades e indivíduos para suportar e resistir às crises oriundas da queda exponencial da produção de petróleo (crise energética), da insustentabilidade do sistema financeiro especulativo (crise econômica) e das mudanças climáticas agravadas pelo nosso estilo de consumo predatório (crise climática), a UniPermacultura desenvolve cursos focados no conceito de resiliência. Acreditando que a permacultura é a ferramenta mais importante na emancipação dos indivíduos e comunidades, criando ambientes e comunidades socialmente justos e ambientalmente capazes de resistir e servir de modelo para as grandes crises em marcha - as quais vem atingindo a todos os seres vivos, humanos e não-humanos, na Terra.

Buscando o preparo para a transição para um novo mundo, a UniPermacultura é uma universidade de vida e não somente com foco na área acadêmica.  Por receber alunos/voluntários com várias formações e talentos e vindos dos mais distintos lugares do planeta, o ganho de conhecimento é muito amplo, rico e dinâmico.

O perfil de nossos estudantes é formado por pessoas que gostam de “colocar a mão na massa”, tendo a consciência de saber que para se construir um novo mundo, é preciso sair da zona de conforto, enfrentar algumas barreiras e ter ações efetivas, sempre atrelado a muito trabalho. O foco no coletivo também é outro diferencial e faz parte do preparo para um novo meio de se viver em sociedade, com valores diferentes do que estamos acostumados no sistema capitalista.

 

Localizada na Comunidade Rural de Dom José, na cidade de Alpestre - Rio Grande do Sul, a UniPermacultura é responsável pela formação dos novos profissionais e designers que ajudarão a desenvolver e executar projetos ligados ao desenvolvimento sustentável, planejamento rural e urbano com soluções sustentáveis para um novo futuro.

A UniPermacultura

Novo núcleo no Nordeste

Sejam bem-vindos ao novo núcleo da Universidade Alternativa de Permacultura, Bioconstrução e Ecovilas.
 

A UniPermacultura foi fundada na Vila Dom José, mas agora expandiu suas atividades para abrir um novo núcleo também no Nordeste, na Serra de Guaramiranga - Ceará.

 

É com muita felicidade que estamos fortalecendo uma metodologia de aprendizado que se mostrou tão bem sucedida, com um corpo de professores altamente motivados e qualificados para tornar a experiência de aprendizado dos nossos alunos única.
 

A nova sede no Nordeste é importantíssima pois estará fortalecendo o movimento de Permacultura nas partes mais ao norte do país, o que também possibilitará a ida de vários alunos que gostariam de aprender na prática, bem como também diversas parcerias com instituições para desenvolvermos projetos nas áreas de permacultura e sustentabilidade pela região.

Nós buscamos servir como modelo e museu de tecnologias sociais, com foco no desenvolvimento sustentável rural e urbano, bem como servir de laboratório para desenvolvimento de pesquisas, ensino e extensão rural e projetos ecocomunitários. Com foco ecoempreendedor a UniPermacultura se tornou um local de fomento para formação de ecovilas, cooperativas de produção, desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, pesquisa de novos mercados e atividades ecológicas produtivas.

Agradecemos a todos pelo apoio, e que em breve já estaremos divulgando os primeiros cursos a serem realizados no novo núcleo de Guaramiranga.

Visite a página aqui, e fique por dentro do que vem por aí.

Equipe Profissional

Falar de vitórias é bom, mas é sabido que não existem grandes vitórias sem grandes desafios. Tais desafios moldam nossa essência e lapidam nosso destino. É o nosso senso de propósito que guia nossos sonhos e ações em prol de um objetivo, e a falta desse propósito é refletido na grande falta de amor e união entre os povos e nações.

Assim nós, da UniPermacultura, dormimos e acordamos sob a luz amorosa de nossos propósitos latejando em nossos corações, nos mostrando o caminho certo das virtudes e do crescimento de vida.

 

Gratidão às almas, dentre as outras inúmeras de nossa comunidade, que trabalham para esse sonho coletivo.

Viva a permacultura!

Marcos Ninguém

Marcos Ninguém

Clairton Jappa

Clairton Jappa

Ton Comin

Ton Comin

Andrian Serge

Andrian Serge

Bárbara Azevedo

Bárbara Azevedo

Eric DeBrito

Eric DeBrito

Silvio Roberto

Silvio Roberto

Beatriz Simões

Beatriz Simões

Unipermacultura © 2017.

Design Eric DeBrito

Estação UniPermacultura

contato@unipermacultura.com.br

Alpestre - Rio Grande do Sul

Eco Vila Dom José