A UniPermacultura tem como objetivo promover a educação para a transição paradigmática e sistêmica que está em curso neste momento histórico. Onde o maior desafio global é abandonarmos o paradigma destrutivo do sistema capitalista para ingressarmos em um paradigma social da cultura da sustentabilidade e abundância.

 

No intuito de preparar as comunidades e indivíduos para suportar e resistir às crises oriundas da queda exponencial da produção de petróleo (crise energética), da insustentabilidade do sistema financeiro especulativo (crise econômica) e das mudanças climáticas agravadas pelo nosso estilo de consumo predatório (crise climática), a UniPermacultura desenvolve cursos focados no conceito de resiliência. Acreditando que a permacultura é a ferramenta mais importante na emancipação dos indivíduos e comunidades, criando ambientes e comunidades socialmente justos e ambientalmente capazes de resistir e servir de modelo para as grandes crises em marcha - as quais vem atingindo a todos os seres vivos, humanos e não-humanos, na Terra.

Buscando o preparo para a transição para um novo mundo, a UniPermacultura é uma universidade de vida e não somente com foco na área acadêmica. 

O perfil de nossos estudantes é formado por pessoas que gostam de “colocar a mão na massa”, tendo a consciência de saber que para se construir um novo mundo, é preciso sair da zona de conforto, enfrentar algumas barreiras e ter ações efetivas, sempre atrelado a muito trabalho. O foco no coletivo também é outro diferencial e faz parte do preparo para um novo meio de se viver em sociedade, com valores diferentes do que estamos acostumados no sistema capitalista.

 

Com uma plataforma de Educação a Distância, a UniPermacultura é responsável pela formação dos novos profissionais e designers que ajudarão a desenvolver e executar projetos ligados ao desenvolvimento sustentável, planejamento rural e urbano com soluções sustentáveis para um novo futuro.

A UniPermacultura